Ministério da Saúde libera recursos para saneamento

Brasília – Prefeituras de 34 municípios em oito Estados brasileiros receberam verbas esta semana da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para projetos em saneamento básico. O valor total do repasse foi de R$ 3.790.026,30 e o dinheiro já está disponível na conta das prefeituras.

Os investimentos devem ser utilizados na melhoria da qualidade de vida das populações carentes. Os projetos aprovados são os de abastecimento de água, rede de esgoto e Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD). Este último inclui a construção de banheiros com vaso, pia e chuveiro.

O estado do Ceará teve 14 municípios contemplados, Alagoas sete e Paraíba, quatro. No Pará três cidades receberam o benefício e em São Paulo, duas. Os estados de Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Amazonas tiveram um município beneficiado, cada.

O presidente da Funasa, Valdi Camarcio, disse que a liberação de recursos para construção das melhorias nos municípios precisa contar com o controle social por parte da população, para que eles sejam devidamente aplicados. “Só com a fiscalização permanente da comunidade, podemos ter certeza de que o dinheiro público está sendo utilizado de forma correta”, afirmou o presidente da Funasa. (Lourival Macedo)

Voltar ao topo