Minas Gerais vende terras irrigadas

Surge uma oportunidade para produtores interessados em expandir e diversificar a produção agropecuária: o leilão de terras irrigadas em Minas Gerais, destinadas ao cultivo de produtos de maior valor agregado, como frutas. O prazo da apresentação de propostas técnicas dos interessados na licitação vence em 7 de dezembro, para as quatro glebas da Etapa 2 do Projeto Jaíba, da Fundação Rural Mineira (Ruralminas). As terras ficam no Norte do Estado. O preço mínimo de 1 hectare foi fixado em R$ 706.

Estão a venda 34 mil hectares de terras, com o atrativo de o preço ser mais baixo do que os de terrenos de soja ou cana, divididos em lotes de 10, 25, 64 e 90 hectares. Todos têm disponibilidade de água, captada do Rio São Francisco. Os compradores poderão obter financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), para realizar o empreendimento. O edital de licitação, os detalhes do projeto Jaíba e a localização de cada lote devem ser procurados no site www.ruralminas.gov.br/jaiba2.

Nas terras da região são cultivadas mais de 60 espécies frutíferas, além de hortaliças e cereais destinados tanto ao mercado interno brasileiro, como exportadas para a Argentina, França e Alemanha. A produção já atinge 50 mil toneladas/ ano, o equivalente a US$ 10 milhões. Os irrigantes do Jaíba dispõe de uma Central de Frutas e Hortaliças, em que beneficiam banana, sementes de hortaliças e cebola.

O Jaíba é o maior abastecedor da Ceasa Grande Belo Horizonte em valor da produção e o segundo em volume, além de atender a Ceasa do Rio Janeiro e a Ceagesp de São Paulo. A perspectiva do projeto até 2005 é obter um volume de produção de 321 mil toneladas, proporcionando 48 mil empregos diretos e indiretos.

Voltar ao topo