Miguel Jorge admite que Brasil pode retaliar Argentina

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, admitiu hoje que o Brasil poderá retaliar a Argentina por conta da ameaça do país vizinho de impedir a importação, de qualquer país, de produtos alimentícios similares aos produzidos na Argentina. Questionado sobre se o Brasil poderia retaliar a Argentina, Miguel Jorge respondeu: “Claro”.

Miguel Jorge reuniu-se esta noite com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, mas, segundo ele, a questão da Argentina não foi tratada na reunião. “Tivemos uma conversa ampla sobre defesa comercial”.

O ministro brasileiro afirmou, entretanto, que o Brasil ainda não foi notificado oficialmente sobre o embargo argentino. “Não tem notificação ainda. Sabemos pelo mercado”, disse ele, afirmando que já há caminhões brasileiros parados com alimentos na fronteira, como já havia denunciado ontem a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

Miguel Jorge afirmou que o que preocupa é o fato de, mesmo havendo acordo entre os dois países para esses assuntos, uma decisão como essa chega ao Brasil por meio de uma ordem verbal, “uma decisão extemporânea”.

Voltar ao topo