Microempresas podem transferir créditos de PIS e Cofins

A Receita Federal divulgou nesta sexta-feira (28) ato declaratório reconhecendo a possibilidade de empresas optantes do Simples Nacional (o Super-Simples) transferirem créditos de PIS e Cofins para companhias compradoras de seus produtos. A decisão da Receita ocorre três meses depois da entrada em vigor do novo sistema tributário das microempresas, que proibiu a possibilidade da transferência desses créditos.

A vedação causou polêmica e reclamações de diversas entidades representativas dos microempresários, que alegavam perda de competitividade de seus produtos. Sem a transferência dos créditos de PIS e Cofins, que representam 9,25% do preço da mercadoria, os microempresários estavam sendo obrigados a conceder descontos para continuar competindo com empresas não-optantes do Super-Simples.

Para o advogado tributarista Miguel Bechara, a manifestação da Receita Federal apenas corrige uma "injustiça fiscal". "Ela percebeu o erro. A proibição representava uma diferença de tratamento tributário entre contribuintes, o que vai contra a Constituição Federal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.