Metrologia pode ir para o currículo escolar

Inclusão da metrologia na educação. Este foi um dos pontos principais da 28.ª reunião do Comitê Brasileiro de Metrologia – CBM, que trouxe a Curitiba alguns dos mais requisitados especialistas brasileiros na área de metrologia. O encontro ocorreu na sede do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, com representantes dos diversos segmentos que compõem o comitê, como Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Defesa, CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, Abipti – Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, SBM – Sociedade Brasileira de Metrologia, Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, entre outros.

O CBM é um colegiado assessor do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), que tem por objetivo subsidiar o de planejamento e a formulação das diretrizes relacionadas à política brasileira de metrologia, o seu acompanhamento e avaliação. Da reunião em Curitiba ficou estabelecido protocolar junto ao Ministério da Educação a sugestão da inclusão da metrologia como matéria nos níveis escolares.

A sugestão tem por objetivo fazer com que, através das crianças e dos jovens, as pessoas não tenham mais dificuldade para compreender o uso adequado da metrologia, que é instrumento de política econômica e os países desenvolvidos utilizam como tal.

Voltar ao topo