Metalúrgicos ainda em campanha

Depois de fechar acordo com três grandes empresas do Paraná – Bosch, New Hübner e Case New Holland -, na sexta-feira passada, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba deu ontem o pontapé inicial para a campanha salarial em pequenas e médias empresas, ligadas ao Sindmaq (máquinas) e Sindimetal (metais). A estimativa é que esses dois setores gerem juntos quase 35 mil empregos em Curitiba e Região Metropolitana. O número de empresas somam quase três mil.

Ontem foram realizadas assembléias em oito empresas da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que empregam juntas quase mil trabalhadores: Hass do Brasil, Perfecta, AAM, Trox, Kvaerner, ABS Bombas, Molins e Blount. Todas elas serviram, segundo a assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos, para referendar a pauta de reivindicações entregue ontem aos sindicatos patronais Sindimaq e Sindimetais. Para hoje, estão previstas assembléias em São José dos Pinhais, em empresas como a Luffer, Montana, Radiadores e Trevisan.

Reivindicações

A categoria reivindica reposição das perdas salariais acumuladas de dezembro de abril de 2003; reposição integral do INPC-IBGE na data-base (1.°/12/2003) referente ao período de 1.°/12/2002 a 30/11/2003; redução da jornada de trabalho a partir de junho de 2003 para 40 horas semanais; garantia de estabilidade para todos os dirigentes sindicais; fim das admissões por contratos temporários, prazos determinados e eliminação dos contratos de terceirização; Garantia de PLR (Participação de Lucros e Resultados) mínima de 100% do salário base e antecipação mínima de PLR 2003 de 50% do salário base para todos os trabalhadores a ser paga em 30/6/2003; pagamento de multa do FGTS (40%) inclusive aos aposentados, em caso de rescisão do contrato de trabalho.

O Sindicato concedeu prazo de 72 horas para que as empresas se manifestem e abram canal de negociação e 48 horas para iniciar greves.

Metapar

Trabalhadores da Metapar Usinagem Ltda, localizada no Pinheirinho, ameaçam parar caso a direção da empresa não apresenta nova proposta em 48 horas. A decisão foi tomada na tarde de ontem, durante assembléia. A Metapar emprega 256 pessoas e foi a única do grupo da Bosch, New Hübner e Case New Holland – que ainda não fechou acordo. (Lyrian Saiki)

Voltar ao topo