Mercosuper 2005 supera expectativas

A 24.ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados -Mercosuper 2005, que terminou ontem e reuniu cerca de 28 mil pessoas no Expo Trade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, superou todas as expectativas. Segundo os organizadores do evento, só nos dois primeiros dias de feira (domingo e segunda-feira), os negócios fechados ultrapassaram R$ 600 milhões – valor inicialmente estimado pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras) para todo o evento e 30% superior ao registrado no ano passado. O balanço final sobre a feira só deve ser divulgado hoje.

?A feira está sendo ótima. É uma das melhores em termos de tamanho e magnitude dos expositores?, apontou João Cantagalli, gerente comercial da empresa Crivialli – uma entre as 160 expositoras. Essa foi a quarta edição que a empresa de materiais de limpeza Crivialli, de Maringá, participou do evento. Para o gerente comercial, o objetivo da Crivialli na feira não era tanto o de fechar negócios, mas fortalecer a marca no Estado. ?Cerca de 90% ou mais dos freqüentadores da feira já são clientes da Crivial-li?, explicou.

Na feira, a empresa teve a oportunidade de apresentar o mais novo produto aos supermercadistas: a linha de cosméticos H2O. Com o lançamento, aumenta para quatro o número de segmentos em que a Crivialli atua – além de cosméticos, materiais de limpeza (sabão em pó, amaciante, desinfetante), pet shop (xampus) e linha automotiva (aromatizante, cera para polir, silicone). Só de materiais de limpeza, são quatro linhas: a Soft (amaciante), Facille (limpa-vidros, lustra-móveis, limpadores multiuso), Sempre Viva e Magic Brill.

Mercado

Com exceção de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a Crivialli está presente em todos os outros estados. No Paraná, segundo Cantagalli, a marca já está presente em aproximadamente 90% dos supermercados. A empresa só não conseguiu entrar ainda em grandes redes.

As expectativas de crescimento da empresa são grandes. O setor de produtos de limpeza, segundo Cantagalli, cresce 18% ao ano, mas a Cantagalli trabalha com a projeção de crescimento de 40% ao ano. O desempenho acima da média, explicou, é por conta da diversificação das linhas. ?Trabalhamos com um mix de mais de 200 produtos e isso faz com que a empresa tenha um bom retorno. Além disso a Crivialli vislumbrou oportunidades em outros segmentos que não o de produtos de limpeza?, afirmou.

Segundo Cantagalli, as empresas de materiais de limpeza de menor porte estão conseguindo cada vez mais espaço. ?Até anos atrás, os fornecedores de matéria-prima eram poucos, era quase um monopólio. Agora não. Temos o mesmo acesso que as grandes empresa e oportunidade de produzir com alta qualidade, com custos mais baixos?, explicou.

Voltar ao topo