Mercosul quer acelerar negociações

Brasília

(AE) – O Ministério das Relações Exteriores informou que, na visão brasileira, o principal objetivo da Reunião Ministerial entre Mercosul e União Européia, a ser realizada no Rio, dia 23, “deverá ser a definição do escopo do futuro Acordo de Associação Interregional”. Em nota, o Itamaraty esclarece que se pretende elaborar um programa de trabalho que leve à aceleração das negociações e à conclusão do acordo comercial.

Na semana passada, os comissários europeus das Relações Exteriores, Christopher Patten, e de Comércio, Pascal Lamy, encaminharam carta aos chanceleres dos países do Mercosul sugerindo a divisão das negociações em duas etapas. A União Européia defende a definição pelo Mercosul de aspectos relativos a sua institucionalização para depois negociar reduções tarifárias.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, respondeu que o governo acredita que o fortalecimento do Mercosul não pode ser condição para as negociações.

Diante do impasse e da rejeição da União Européia em discutir a abertura do mercado para produtos agrícolas do Mercosul, o governo trabalha com a expectativa de negociar um acordo muito menos ambicioso. O ministro do Desenvolvimento, Sérgio Amaral, anunciou esta semana que o Brasil defenderá um acordo de preferências tarifárias, a exemplo do que foi feito com o México.

Voltar ao topo