Mercados têm direito de reclamar do Fed, diz Lacker

O presidente do Federal Reserve Bank de Richmond, Jeffrey Lacker, disse nesta quinta-feira que os mercados financeiros têm o direito de reclamar sobre o processo de decisão do Fed e a comunicação relacionada aos anúncios. A autoridade também afirmou que ficou surpreso com a decisão do Banco Central dos EUA de não desacelerar as compras mensais de bônus na semana passada.

“Os participantes do mercado têm o direito de reclamar e de estar insatisfeitos com as nossas comunicações. Ao longo deste ano nós começamos com um critério razoavelmente claro… e, no decorrer deste ano, em várias comunicações, parece que acrescentamos critérios”, disse a autoridade.

Segundo Lacker, o resultado deste processo é que, ao se aproximar da reunião do Fed em setembro, alguns sinais indicavam uma provável redução do programa neste mês. “Dado o que fizemos, eu acho que vai ser mais difícil para que nos comuniquemos com credibilidade no futuro”.

Os mercados poderão questionar o que o Fed diz agora, dificultando a tarefa da diretriz futura e colocando em dúvida a credibilidade dos gatilhos do Fed, acrescentou.

“Eu esperava que o Comitê decidiria reduzir o ritmo de compras em setembro e fiquei surpreso quando o Comitê não fez isso”, disse Lacker, que não tem poder de voto no Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Fed. Fonte: Market News International.