Mercado volta a elevar projeção de inflação

Brasília (AE) – A preocupação do Banco Central com o comportamento da inflação, que tem justificado a manutenção da taxa Selic em 16% ao ano desde maio, também é compartilhada pelas empresas e bancos do País. É o que mostra pesquisa divulgada ontem pelo próprio BC. Quase todas as estimativas de inflação feitas pelos agentes foram elevadas. A projeção para o IPCA, índice utilizado pelo BC no sistema de metas de inflação é de uma alta de 7,13% este ano. Para os próximos 12 meses, o aumento esperado é de 6,29%.

Gradualmente, os analistas e executivos consultados semanalmente pelo BC têm elevado suas projeções para a inflação em 2004. A elevação de 7,08% para 7,13% para a variação do IPCA este ano foi a 11.ª consecutiva. A estimativa para o comportamento do índice agora em julho também foi revista, e passou de 0,92% para 0,95%. Para agosto, entretanto, foi mantida a aposta de alta de 0,58%. O mesmo aconteceu com a projeção para 2005, que ficou mantida, pela quinta semana consecutiva, em 5,5%.

Diante deste cenário, as apostas de manutenção da Selic em 16% ao ano, em agosto, foram mantidas. Para o final do ano, houve uma pequena elevação. Se antes os analistas acreditavam que a taxa básica de juros poderia terminar 2004 em 15,25% ao ano, agora os cálculos indicam um patamar de 15,5%, ou seja, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC deverá cortar os juros em, no máximo, 0,5 ponto porcentual entre as reuniões de setembro e dezembro. Para o final de 2005, a estimativa continua em 14% ao ano.

Voltar ao topo