Mercado projeta queda de 1% no juro

Rio – ?O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) afirmou em análise distribuída à imprensa que ?o mercado financeiro já vê como certa duas quedas sucessivas de 0,5 p.p. (ponto porcentual) na taxa de juros?, nas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central em 5 e 6 junho, e em 17 e 18 de julho.

 O Banco Central não deve ser contrário a essa tendência de avaliação de mercado que, como foi salientado, não emana somente de conjecturas feitas internamente pelo mercado financeiro, mas, antes, já vinha sendo antecipada pelas avaliações externas?, afirma o Iedi, baseado no Relatório de Mercado, divulgado pelo Banco Central.

O instituto argumenta que as expectativas do mercado não param de se ajustar às rápidas mudanças que vêm ocorrendo na economia brasileira, nos mercados internacionais e nas agências do exterior. ?As expectativas internas – traçadas pelo mercado financeiro doméstico – vêm tardando em acompanhar a evolução das expectativas externas, traçadas pelas agências internacionais de risco.

Para o Iedi, ?a revisão do PIB brasileiro pelo IBGE, que apresentou uma economia de tamanho maior, com crescimento mais pronunciado e de uma relação dívida/PIB significativamente de menor expressão, contribuíram para que as avaliações internacionais acelerassem a melhora atribuída ao Brasil?. Já no plano interno, diz o instituto, a revisão de expectativas tardou mais, porém também passou a ocorrer, sendo influenciada no período mais recente pela evolução muito bem comportada da inflação.

?Além disso, as expectativas melhoraram porque no primeiro quadrimestre do ano houve um desempenho superior ao que foi antecipado para indicadores como produção industrial, PIB e contas externas (saldo comercial, transações correntes, investimentos diretos estrangeiros e reservas internacionais)?, afirma o documento.

Segundo o Iedi, ?com um pouco de ousadia? o Banco Central na reunião dos dias 5 e 6 de junho poderia surpreender e reduzir a taxa Selic em 0,75 p.p. ?Acreditamos que não apenas o setor real da economia aplaudiria, como o mercado rapidamente assimilaria a novidade de forma positiva.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.