Mercado eleva projeção de inflação pela 4ª.vez

Pela quarta semana consecutiva o mercado financeiro elevou sua estimativa para a inflação de 2002. De acordo com pesquisa semanal elaborada pelo Banco Central, a nova projeção das instituições financeiras para a inflação deste ano é de uma variação de 5,84% do IPCA, índice utilizado pelo governo no programa de metas de inflação. Na pesquisa passada, a estimativa era de uma variação de 5,81% para o índice em 2002.

Há quatro semanas que as projeções de inflação do mercado financeiro refletem a expectativa de não-cumprimento da meta de inflação pelo segundo ano consecutivo. A redução da taxa Selic na reunião da semana passada do Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou ainda mais essa desconfiança. O teto da meta de inflação este ano é de 5,5%.

O mercado também reviu, para cima, sua projeção média para a inflação de 2003. A estimativa agora é de que o IPCA irá acumular ao longo do próximo ano uma variação de 4,38% e não mais 4,20% como estava projetado. A meta central para a inflação de 2003 é de 4%, ou seja, mesmo com a nova elevação, a projeção de inflação do mercado ainda está dentro da banda de flutuação estabelecida pelo governo.

Em relação à atividade econômica, os agentes mantiveram em 2% a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano. Para 2003 houve uma pequena alteração. A estimativa agora é de um crescimento econômico de 3,50% e não mais de 3,45% estimado anteriormente.

Voltar ao topo