Mercado começa a semana em alta na BM&FBovespa

O mercado financeiro manteve neste início de semana reação positiva criação do fundo norte-americano para socorrer as instituições financeiras dos Estado Unidos. Os negócios de compra e venda dos papéis do Ibovespa, índice das ações mais negociadas na BMF&FBovespa, começou o pregão desta segunda-feira (22) em alta e cinco minutos depois da abertura registrava 53.280 pontos, com resultado positivo de 0,42%. Na última sexta-feira, houve alta de 9,5% e, no acumulado da semana, 1,2%.

A crise de crédito nos Estados Unidos assolou o mercado mundial esta semana e teve impacto mais marcante na última segunda-feira (15), com a notícia da falência do quarto maior banco de investimentos norte-americano, o Lehman Brothers. O Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, anunciou aportes bilionários para elevar a liquidez do sistema financeiro. Também propôs a criação de uma agência para assumir os ativos podres dos bancos, em conjunto com o Tesouro do país, e coordenar os processos de compra e venda e de resgate das instituições financeiras.

Segundo informações da BBC Brasil, o secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, pediu pressa ao Congresso dos Estados Unidos na aprovação de um plano de emergênica de US$ 700 bilhões. O pacote de socorro do governo George Bush, se aprovado pelos parlamentares norte-americanos, será, segundo analistas, a maior intervenção do setor público norte-americano no mercado financeiro desde a década de 30.

O fundo adquiriria papéis podres de instituições financeiras com atuação significativa no mercado dos Estados Unidos, de acordo com a BBC Brasil. São considerados papéis podres títulos que perderam excessivamente seus valores e são considerados micados no jargão do mercado financeiro.