Mercadante: Fraga disse que não há acordo em curso com FMI

O deputado Aloizio Mercadante (PT-SP) afirmou há pouco, em entrevista após encontro de mais de duas horas com o presidente do Banco Central, Armínio Fraga,  que não há nenhuma negociação em curso para possível acordo de transição com o FMI. ?Ficamos satisfeitos com essa informação de que não há nenhuma negociação?, disse Mercadante. Na avaliação do deputado, o FMI representa uma UTI e o País ?deve trabalhar para evitar a UTI?. Na conversa com Fraga, o deputado petista trouxe sugestões sobre o que poderia fundamentar uma política de transição para o País, independentemente do vencedor das eleições de outubro.

Segundo ele, essa política deve se basear em dois eixos fundamentais e que podem ser convergentes entre todas as forças políticas e econômicas do País. O primeiro ponto defendido por Mercadante seria a aprovação, ainda este ano, de uma mini-reforma tributária, o que, na sua visão, poderia impulsionar o comércio externo brasileiro, atacando portanto o problema de vulnerabilidade externa do Brasil.

Ele também propôs um ?aumento substancial? dos recursos do Proex, gerenciado pelo BNDES, e uma ofensiva diplomática para melhorar o acesso de produtos brasileiros a mercados internacionais. O segundo ponto é classificado por Mercadante como um ?não à recessão?, ou seja, um trabalho contínuo para manter o nível de emprego e atividade econômica do País, evitando que o processo recessivo avance. ?A pequena redução da Selic contribui nessa direção, mas o BC tem que buscar trabalhar a redução dos juros na ponta?, disse Mercadante.

Na avaliação do deputado, essas são diretrizes que devem ser trabalhadas por todos os partidos, sobrepondo-se às divergências existentes.

Voltar ao topo