Muitos brasileiros realizaram o sonho de comprar o primeiro carro no ano passado. Com isso, a indústria automobilística bateu recordes em 2010. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram 3,52 milhões de unidades comercializadas somente no mercado interno.

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Isto representou um crescimento de 12% na comparação com 2009. Para alguns foi a oportunidade de adquirir um outro automóvel para a família. Só que muita gente não tem vaga de garagem em seus prédios ou residências para abrigar os carros.

Além disso, existem pessoas que fazem a opção de mudar para prédios onde não há vagas para estacionar e não abrem mão do veículo. A maioria não quer deixar o carro na rua à noite com medo de assaltos.

Daniel Caron
Altair Müller: “Segurança”.

Este cenário abriu a chance para estacionamentos e garagens particulares para atender a esta demanda. “No meu prédio não tem vaga para ninguém. Acabei encontrando um estacionamento perto de casa por indicação. Não é barato, mas pelo menos não deixa na rua”, revela a designer Carol Reine, que mora no bairro São Francisco e utiliza o serviço desde dezembro.

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Os estabelecimentos encontraram um nicho de mercado. “Hoje, tem o carro do pai, da mãe, do filho. E os edifícios têm uma ou duas garagens. A família acaba optando colocar um dos carros no estacionamento”, conta Neusa da Silva Prado, gerente do estacionamento Park XV, no bairro Alto da XV.

Para quem quer deixar o carro para pernoite, o estacionamento oferece pacotes de mensalista por 12 horas ou 24 horas. O preço varia entre R$ 120 e R$ 150. O usuário tem que entregar o carro até meia-noite e pegar a partir das 6h. Segundo Neusa, vale a pena para o estacionamento atrair este tipo de clientes porque na região tem muitos prédios sem garagem.

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Para Altair Müller, proprietário do Müller Auto Center – onde há um estacionamento -, no bairro Bigorrilho, reunir mensalistas para pernoite ajuda a pagar o guardião que cuida do estabelecimento no período noturno.

O segurança fica no local independentemente da existência de clientes que optam por este serviço. O preço da mensalidade depende do carro e dos horários de entrada e retirada do veículo.

Daniel Caron
Neusa Prado: “Opção pelo local”.

Walter Lopes, proprietário do estacionamento TriPark 13 de maio, no centro da capital, conta que houve um aumento de cerca de 20% na procura por mensalistas para o período noturno.

“A gente ainda tem como atender a demanda. As pessoas preferem deixar no estacionamento do que na rua. Tenho recebido muita gente que não tem garagem no prédio”, afirma. O estacionamento oferece a opção de mensalista apenas para a pernoite, com custo aproximado de R$ 100.

Crescimento

O Sindicato das Empresas de Garagens, Estacionamentos e de Limpeza e Conservação de Veículos do Estado do Paraná (Sindepark-PR) confirma o aumento na procura pelos pacotes de mensalista para pernoite. Os valores dependem da região e podem variar entre R$ 100 e R$ 250.

“O que mantém o estacionamento mesmo é o horista. Mas a pernoite pode complementar a atividade. A opção de oferecer este tipo de serviço fica a cargo do próprio estacionamento. Porque isto gera um custo, por funcionar 24 horas, sábados e domingos”, avalia Milton Senff Junior, presidente do Sindepark-PR.

De acordo com ele, o poder público poderia estimular a destinaçã,o de mais áreas na cidade para estacionamentos particulares. Senff Junior acredita que uma medida como esta pode ajudar o setor a atender a esta forte demanda. Senão, em pouco tempo, podem faltar vagas nos estabelecimentos e quem realmente precisa ficará sem alternativa.

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Walter Lopes: “Tenho recebido muita gente que não tem garagem”.