FALTAM APENAS 4 DIAS

Menos da metade dos contribuintes do PR entregou declaração

Com pouco mais de quatro dias para o término da entrega do imposto de renda, 47% dos paranaenses ainda não fizeram sua declaração, de acordo com dados da Receita Federal, até a manhã desta segunda-feira (25). A estimativa é que mais de 1,56 milhão de contribuintes do Paraná cumpram a obrigação com o Leão. Desse total, aproximadamente 833 mil declarações já foram entregues.

O percentual de entrega no Estado está um pouco abaixo da média nacional. Em todo o Brasil, 57% dos contribuintes já entregaram a declaração. Para quem deixou para cumprir a obrigação nesta última semana, a orientação continua sendo de enviar a declaração o mais rápido possível. “O contribuinte que deixar para enviar a declaração no último dia vai enfrentar um tráfego maior, o que pode congestionar o sistema e deixá-lo mais lento”, alerta o assistente da Superintendência da Receita Federal na 9ª Região Fiscal (Paraná e Santa Catarina), Vergílio Concetta.

Dois erros bem comuns que todo ano fazem muitos contribuintes caírem na malha fina da Receita Federal é esquecer de declarar uma das fontes de receita, nos casos em que a pessoa recebe de duas, três ou mais fontes, e não declarar os rendimentos da pessoa indicada como dependente. “Esses casos são alguns dos primeiros que checamos, de três a quatro dias depois do término da entrega”, informa Concetta.

O contribuinte que perder o prazo de entrega pagará multa mínima de R$ 165,74, ou a máxima, de 20% do imposto devido. Quem precisar retificar uma declaração já entregue tem o prazo de cinco anos, mas o tipo de tributação não pode ser alterado: quem optou pelo modelo completo tem que retificar pelo modelo completo, e não pelo simplificado, e vice-versa.

Fluxo e formas de envio

O envio da declaração do imposto de renda é exclusivamente feito pela internet, por meio dos programas de elaboração e transmissão disponíveis no site oficial da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

O prazo para a entrega termina às 23h59 de sexta-feira (29), pelo horário de Brasília. Para quem pretende entregar a declaração em disquete no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, será respeitado o horário de fechamento de cada agência bancária.

Durante os quatro dias do feriado da Semana Santa, mais de 1,3 milhão de contribuintes de todo o País entregaram a declaração do imposto de renda, totalizando 13.642.708 milhões até o final da manhã desta segunda-feira. A expectativa da Receita é que cerca de 24 milhões de contribuintes prestem contas este ano. No ano passado, 11% dos contribuintes brasileiros enviaram a declaração no último dia do prazo.