Menor número de dias úteis explica queda da produção, informa IBGE

O coordenador de indústria do IBGE, Silvio Sales, disse que "nada leva a crer que tenha ocorrido em novembro uma inflexão na trajetória de crescimento da atividade econômica, em especial da industrial". Segundo divulgou o instituto, a produção industrial caiu 1,8% em novembro ante outubro de 2007.

Segundo Sales, o recuo ante outubro foi influenciado por elevada base de comparação e, ainda, pelo menor número de dias úteis. O mês de novembro de 2007 teve 20 dias úteis, ante 22 dias úteis em outubro. Segundo ele, o ajuste sazonal não consegue neutralizar completamente esse efeito.

Sales destacou que é difícil precisar o efeito que o feriado do Dia da Consciência Negra, que foi no dia 20 de novembro, teve sobre a produção industrial. Segundo ele, 222 municípios tiveram feriado neste dia e, entre eles, estão 20 municípios que respondem por 23% do PIB industrial do País. "Dá para inferir que houve um efeito desse feriado nos dados na margem e, se isso for verdade, haverá a devolução desse efeito em dezembro", disse.

Voltar ao topo