Ryuzo Miyao, conselheiro do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) conhecido por declarações relativamente mais pessimistas sobre a economia japonesa, adotou um tom otimista ao falar nesta quinta-feira sobre os próximos meses. Isso sinaliza que os membros do banco central estão mais confiantes em derrotar mais de uma década de deflação.

continua após a publicidade

“Os riscos estão amplamente equilibrados”, disse, em discurso a líderes empresariais na cidade de Okayama. Na última declaração, em novembro, Miyao disse que estava “atento ao riscos”, o que gerou especulações de que o BoJ estaria considerando expandir as medidas de estímulos no futuro.

Nessa semana o presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, afastou a possibilidade de novos estímulos ao optar por declarações otimistas sobre a economia. A fala de Miyao reforça essa visão.

O conselheiro do BoJ disse que o atual programa de alívio monetário contém todas as medidas necessárias para alcançar o objetivo e é mais forte que a tentativa anterior, na década passada, para derrotar a deflação. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade