economia

Meirelles: retirada de provisões pelos bancos deve reduzir juro

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, explicou nesta terça-feira, 21, que o aumento dos spreads praticados pelo bancos públicos ocorreu devido ao crescimento da inadimplência nos empréstimos durante a recessão.

“As provisões realizadas por esses bancos durante a crise aumentaram os spreads, mas, com a retomada da economia, a retirada de provisões pelos bancos deve gradualmente reduzir os juros”, afirmou, em audiência pública conjunta entre diversas comissões da Câmara dos Deputados.

O ministro lembrou que o Banco Central é o órgão que tem dados específicos sobre juros bancários, mas disse que poderia “aventar possíveis explicações” para essa questão nos bancos públicos.

Taxação de fundos exclusivos

Meirelles defendeu que a taxação de fundos exclusivos proposta pelo governo é uma forma de se taxar grandes fortunas. “Existem várias maneiras de tributar grandes fortunas. Uma é o imposto direto usado em alguns países, e outras vão mais longe, como é o caso do que estamos fazendo. Só tem fundo exclusivo quem tem grandes fortunas”, afirmou, em audiência pública conjunta entre diversas comissões da Câmara dos Deputados.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.