economia

Meirelles: modificações no BC devem sair do papel ainda neste semestre

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira, 1, que o governo trabalha em uma melhoria na relação do Tesouro com o Banco Central e que isso inclui a criação das chamadas reservas remuneradas dos bancos no BC. Segundo ele, essas modificação devem ser implementadas ainda neste semestre.

“A proposta das reservas remuneradas é viável, bem feita. Estamos em um trabalho conjunto do BC com o Tesouro, com estudos detalhados. A ideia é simplificar e tornar mais racional e eficaz esse relacionamento, no que diz respeito à apropriação de resultados, ao financiamento dos títulos públicos”, comentou ao chegar para um evento do Credit Suisse. “Acreditamos que para esse semestre será possível. Temos uma questão mais abrangente, que é todo o relacionamento entre o BC e a Fazenda, e existe um ponto específico disso que é a questão da captação de recursos pelo BC e a possibilidade de fazer de forma mais eficaz, com instrumentos mais objetivos”, acrescentou.

Ele também comentou sobre o pacote de socorro ao Rio de Janeiro, que foi apresentado nesta quarta-feira pelo governo fluminense à Assembleia Legislativa. “Como vai demandar a aprovação de leis, o Rio entrou com uma ação civil originária no STF, solicitando a antecipação dos efeitos da lei, para que o acordo possa começar a ser implantado com maior rapidez. É uma decisão soberana do Supremo e nós vamos respeitar”, comentou.

Questionado sobre as recentes ações de Donald Trump nos EUA, Meirelles disse que o governo brasileiro acompanha os passos da nova administração norte-americana e tem manifestado sua posição a favor de uma maior abertura comercial, de defesa da globalização. “Não há dúvida de que o governo dos EUA vai tomar as medidas que julgue adequadas para aquele país, e o Brasil vai fazer o mesmo”, afirmou.

Segundo Meirelles, a pauta de exportação do Brasil é grande e a abrangência geográfica diversificada. “Não temos uma dependência especial de um determinado produto exportado para os EUA, como acontece com alguns países.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.