Meirelles fala em palestra para jovens empresários

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, faz na noite desta quarta-feira (26) a palestra de abertura do 14º Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresarias, no Centro de Convenções de Goiânia, falando sobre o tema Responsabilidade e Oportunidades do Mercado Brasileiro e Global, para empreendedores de todo o país que estarão reunidos na Capital de Goiás até sexta-feira, num evento ao mesmo tempo teórico e prático para alavancar os negócios dos participantes.

O vice-presidente José Alencar também tem presença anunciada na abertura do encontro, que, de acordo, com os organizadores, deverá reunir cerca de 3 mil participantes de todo o país e tem como peculiaridade a sustentabilidade socioambiental: os responsáveis garantem que todo o evento será realizado dentro dos padrões internacionais de redução de resíduos e a devida compensação de emissão de carbono. Para isso, uma comissão de sustentabilidade calculará a emissão de carbono gerada durante o congresso e fará o plantio das mudas necessárias para compensar essa poluição ambiental.

A organização do Congresso assegura também que todas as ações de coordenação foram realizadas com material reciclado Outra iniciativa nesse sentido é a destinação da receita do material reciclado pelo congresso e um percentual das inscrições a “entidades carentes empreendedoras”.

A sustentabilidade será um dos temas de discussões do Congresso: como realizar um gestão sustentável para manter o negócio com competência e diferencial, respeitando a comunidade e o meio ambiente. Isso porque, de acordo com o coordenador do evento, Rafael Lousa, “na sociedade contemporânea não basta apenas gerir o negócio, é preciso também cuidar do meio ambiente”.

Lousa ressalta que o encontro será uma excelente oportunidade para quem busca a concretização do próprio negócio e também para todos os que procuram uma alternativa de carreira independente ou almejam empreender, tanto no emprego privado como na área pública.

Segundo ele, a iniciativa de falar sobre empreendedorismo e sustentabilidade nos negócios é a maneira de apresentar aos participantes a importância que os temas têm hoje como vantagem competitiva para o país numa economia mundial em franca reestruturação.

“Conhecido pela alta produtividade de suas commodities, o Brasil tem se destacado no cenário global pelo desenvolvimento de fontes energéticas limpas e renováveis e pela versatilidade de sua economia doméstica. São ações e idéias que tornam o país um ambiente extremamente propício ao desenvolvimento do espírito empreendedor”, ressalta o coordenador do Congresso.

Além de empreendedores, o Congresso é aberto a estudantes e outros interessados nos temas tratados durante o encontro, que tem um enfoque também marcante na capacitação continuada como forma de estimular o empreendedorismo no país.

De Brasília, uma caravana de 30 empresários estará presente nas discussões do Centro de Convenções de Goiânia, liderada pelo presidente interino da Associação dos Jovens Empreendedores, jornalista Flávio Resende. A idéia, segundo ele, “é proporcionar aos participantes a oportunidade de ter contato com o mundo do empreendimento, de modo que possam interagir com outros empresários dos quatro cantos do país”.

Paralelamente ao 14º Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais, será realizada a Exposição Nacional de Empreendedorismo e Sustentabilidade, a Expo-Aje, uma feira de inovação, tecnologia e empreendedorismo, com incentivo às pesquisas e ações voltadas para os temas propostos pelo Congresso.