economia

Meirelles diz que presidente vai decidir sobre Rota 2030

O destino do Rota 2030, a nova política industrial para o setor automobilístico, será decidido pelo presidente Michel Temer, disse nesta quinta-feira, 21, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. “Isso é uma decisão de ordem política”, afirmou. “Uma questão da indústria versus a questão fiscal.”

O Rota 2030 foi elaborado para substituir o Inovar Auto, que acaba no próximo dia 31. No entanto, as áreas técnicas dos ministérios da Fazenda e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) não chegaram a um entendimento. Diante do impasse, o desenho final do programa passou para a Casa Civil, que tem um papel de coordenação das demais pastas do governo. Agora, a questão “subiu” para decisão do presidente.

No centro da disputa, está a renúncia fiscal de R$ 1,5 bilhão que o MDIC quer conceder para estimular gastos em pesquisa e desenvolvimento nas montadoras. A Fazenda é contra.

Presente ao almoço oferecido por Temer aos participantes da reunião de cúpula do Mercosul, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale, disse que a economia proporcionada pela melhoria tecnológica dos carros é da ordem de R$ 7 bilhões. Para ele, será um problema para o setor chegar ao final deste ano sem a definição de uma política.

Voltar ao topo