Análise

Meirelles destaca o baixo crescimento da indústria

O ex-presidente do Banco Central (BC), atual presidente do Conselho Consultivo da holding J&F – que controla a JBS -, Henrique Meirelles disse nesta segunda-feira que é evidente o problema de competitividade enfrentado atualmente pela indústria nacional.

Ele evitou comentar as críticas de que o governo federal tem adotado medidas protecionistas, mas avalia que a indústria, apesar de em termos absolutos não estar diminuindo, registra crescimento abaixo da média nacional e isso leva ao encolhimento da sua participação no Produto Interno Bruto (PIB).

Meirelles fez esta avaliação durante uma rápida entrevista a jornalistas em São Paulo, após ter liderado a primeira reunião temática com foco na economia para a elaboração do programa do Partido Social Democrático (PSD). Segundo o ex-presidente do BC, a competitividade da indústria é uma questão que tem de ser trabalhada pelo governo e passa pela redução de custos e eficiência.

Perguntado sobre o que pensa a respeito das medidas de estímulo à indústria que o governo da presidente Dilma Rousseff vem adotando, Meirelles disse achar as ações importantes, mas que é necessário um tempo maior para avaliar a eficácia delas.

Voltar ao topo