Meirelles defende regras prudenciais

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse hoje que os problemas do sistema financeiro não são criados durante períodos de contração, mas, sim, durante a expansão. “Por isso, as provisões têm de ser criadas no momento de expansão”, afirmou Meirelles, durante palestra na entrega do prêmio Destaques AE Projeções, em São Paulo, para uma plateia formada por economistas e analistas que prestigiaram o evento.

Meirelles defendeu a aplicação de regras prudenciais em momentos de expansão. “Regras prudenciais que não permitissem a alavancagem seriam a primeira linha de defesa.”

O presidente do BC comentou ainda, durante a palestra, a situação da Grécia. Ele destacou o aspecto positivo que é o de a Grécia fazer parte da União Europeia. Mas destacou que o país não tem independência em sua política cambial e monetária. “É um desafio institucional interessante para os próximos anos”, declarou, ressaltando, no entanto, que a Grécia é um país pequeno. Meirelles disse que será um desafio a desalavancagem do setor público.

Voltar ao topo