Meirelles comenta sobre efeitos da crise mundial

O valor de mercado das bolsas mundiais caiu R$ 29 trilhões de dólares desde o início da crise financeira internacional. A afirmação foi feita pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ao Congresso de Jovens Lideranças Empresariais, com quem esteve reunido na quarta-feira (26), em Goiânia.

Analisando um gráfico sobre a queda das ações na Bolsa norte-americana em 1929 e, comparando a crise de então com cenário atual, Meirelles considerou que a situação dos dias de hoje “foi mais pronunciada”, se for tomado como parâmetro não o pico, mas o período anterior a ele, “que seria até boa notícia: significaria, quem sabe, que a crise está tendo um ajuste mais rápido”.

Em relação ao desemprego, ele lembrou que a taxa de 6,5% é a maior nos Estados Unidos desde 1994 e poderá ficar entre 8 e 9%, que seria a maior dos últimos 40 anos no país. Já o consumo norte-americano caiu 3,7%.

Meirelles citou a previsão do Fundo Monetário Internacional(FMI) de crescimento mundial negativo de 3,7%, neste ano, e de 2,2% em 2009, quando a queda será de 0,7% na economia dos EUA, de 1,3% no Reino Unido, de 0,5% na área do euro e de 2% no Japão.