Medidas do BC garantem liquidez ao câmbio, diz Coutinho

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, avaliou, nesta sexta-feira, 23, que as medidas adotadas ontem pelo Banco Central para conter a alta do dólar darão liquidez ao câmbio. “Nossas autoridades e o Tesouro têm acalmado o mercado de títulos e o Banco Central atua para dar liquidez no câmbio e para evitar especulações. A perspectiva é que crise possa ser ultrapassada”, disse Coutinho em discurso no 3º Congresso da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB), em São Paulo (SP).

Em um breve comentário sobre o assunto – durante pronunciamento em que relatou a crise desde 2008 e o processo de afrouxamento monetário, prestes a ser encerrado -, Coutinho avaliou que o setor privado se absteve, após experiência dolorosa daquele ano, de apostar na crise do dólar e que agora as companhias estão mais bem preparadas. “O sistema empresarial tem robustez em seus balanços para absorver esse processo”, disse.

Coutinho disse ainda ter confiança que as autoridades monetárias e da área macroeconômica permitirão ultrapassar o episódio de redução de liquidez dos Estados Unidos e sem que economia tenha de amargar um processo de recessão.