economia

MDIC: no 1º semestre, há queda em exportação de carne de frango e suína

Embargos ao frango e à carne suína brasileira derrubaram as vendas ao exterior dos produtos no primeiro semestre deste ano. De acordo com o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Abrão Neto, de janeiro a junho, houve queda de 32% nas vendas externas de carne suína e de 17,4% nas de carne de frango. No mesmo período, a venda de carne bovina aumentou 3%.

Nesse período, foram impostas barreiras aos produtos brasileiros por países como China, Rússia, União Europeia e Arábia Saudita. Com o embargo russo, por exemplo, houve queda de 99% nas exportações de frango.

Aço

Em relação ao aço, que sofreu a imposição de barreiras tarifárias pelos Estados Unidos, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, disse que o governo ainda observará o impacto disso nas exportações brasileiras.

Ele ressaltou que não houve aumento nas importações da China e da Rússia, países que o Brasil aprovou a aplicação de medidas antidumping, mas que estão suspensas.

Voltar ao topo