As medidas em estudo no governo federal para apoiar a indústria nacional de bens de capital ainda estão em discussão e não têm prazo para serem anunciadas, afirmou nesta segunda-feira, 07, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Schaefer.

continua após a publicidade

Na saída de uma entrevista coletiva no Centro Aberto de Mídia da Copa do Mundo, no Rio de Janeiro, Schaefer não quis adiantar propostas, mas sinalizou que o crédito não é problema. Perguntado se poderia haver redução nas taxas de juros do Programa de Sustentação do Investimentos (PSI), ele respondeu: “O PSI já tem taxas competitivas e negativas. Não é por esse caminho”. O secretário não respondeu se o PSI poderia tornar-se permanente.

Schaefer disse ainda que as políticas adotadas pelo governo para apoiar a indústria nos últimos anos, incluindo as desonerações de tributos, surtiram o efeito de impedir um impacto ainda mais negativo da crise internacional.Nesse o quadro, os dados de produção industrial poderiam ser ainda piores, não fosse o apoio do governo, defendeu.

“Viemos lutando, desde 2008, com um cenário externo muito adverso e viemos trabalhando fortemente com medidas de incentivo à indústria. O que a gente está conseguindo mostrar é uma certa resiliência da indústria brasileira, de não ter sido tão negativamente afetada quanto indústrias de outros países foram, a partir desta crise, que está se estendendo”, afirmou Schaefer.

continua após a publicidade

Schaefer citou prognósticos do Fundo Monetário Internacional (FMI) de queda no comércio internacional para reforçar a ideia de continuidade da crise.