MDIC: medidas para bens de capital estão em discussão

As medidas em estudo no governo federal para apoiar a indústria nacional de bens de capital ainda estão em discussão e não têm prazo para serem anunciadas, afirmou nesta segunda-feira, 07, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Schaefer.

Na saída de uma entrevista coletiva no Centro Aberto de Mídia da Copa do Mundo, no Rio de Janeiro, Schaefer não quis adiantar propostas, mas sinalizou que o crédito não é problema. Perguntado se poderia haver redução nas taxas de juros do Programa de Sustentação do Investimentos (PSI), ele respondeu: “O PSI já tem taxas competitivas e negativas. Não é por esse caminho”. O secretário não respondeu se o PSI poderia tornar-se permanente.

Schaefer disse ainda que as políticas adotadas pelo governo para apoiar a indústria nos últimos anos, incluindo as desonerações de tributos, surtiram o efeito de impedir um impacto ainda mais negativo da crise internacional.Nesse o quadro, os dados de produção industrial poderiam ser ainda piores, não fosse o apoio do governo, defendeu.

“Viemos lutando, desde 2008, com um cenário externo muito adverso e viemos trabalhando fortemente com medidas de incentivo à indústria. O que a gente está conseguindo mostrar é uma certa resiliência da indústria brasileira, de não ter sido tão negativamente afetada quanto indústrias de outros países foram, a partir desta crise, que está se estendendo”, afirmou Schaefer.

Schaefer citou prognósticos do Fundo Monetário Internacional (FMI) de queda no comércio internacional para reforçar a ideia de continuidade da crise.

Voltar ao topo