São Paulo – O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) se prontificou a fornecer jóias a Marisa Letícia Lula da Silva a fim de que a primeira-dama seja garota-propaganda dos produtos brasileiros no exterior. Respondendo ao recado do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, que mencionou a possibilidade de a primeira-dama divulgar produtos lá fora, o IBGM pôs à disposição de Marisa colares, pulseiras e anéis com pedras brasileiras como ametista, topázio e água-marinha. “Jackeline Onassis (ex-primeira dama americana) já fazia isso, promovendo as roupas e o estilo americano no exterior”, disse Fernando Souto, diretor técnico do IBGM.

Segundo informações do instituto, o IBGM e empresas exportadoras vão oferecer um “cardápio de jóias” para que a primeira-dama escolha a mais adequada. “Não tenho dúvidas de que a ação da primeira-dama pode ajudar muito”, disse Souto.

A exportação de jóias brasileiras vem registrando crescimento, auxiliada por iniciativas de promoção comercial como as realizadas pela Agência de Promoção de Exportações (Apex), que patrocina participação em feiras internacionais e elaboração de catálogos para o setor.

No ano passado, o setor exportou US$ 620 milhões, entre jóias de ouro e folheadas, pedras brutas e lapidadas, barras de ouro e outras matérias-primas. Em 2001, as vendas de jóias totalizaram US$ 585 milhões. Pelo menos 90% da produção de gemas e 30% das jóias brasileiras são exportadas. “O grande diferencial das nossas exportações é o design brasileiro”, diz Souto.

continua após a publicidade

continua após a publicidade