economia

Marinho diz que minuta vazada da PEC da Previdência é um dos textos analisados

O secretário especial de Previdência Social, Rogério Marinho, confirmou nesta segunda-feira, 4, que a minuta de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da Previdência publicada mais cedo pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, é um dos textos que estão sendo analisados pelo governo.

“Estamos debruçados sobre várias simulações. O texto aguarda ainda validação do presidente da República”, afirmou.

Em um pronunciamento à imprensa de menos de três minutos, Marinho não quis responder quantos textos da reforma estão sob análise no governo nem detalhar o que está em estudo.

“São várias propostas. A minuta que chegou ao conhecimento da imprensa é apenas mais um entre os textos analisados” afirmou. “Só iremos falar sobre o texto quando ele chegar à Câmara dos Deputados. Não vamos antecipar processo que ainda passará por negociações.”

O secretário disse ainda que o governo está em processo permanente de negociação com governadores, prefeitos, e com o Congresso recém-eleito. “Estamos falando com o presidente da Câmara e do Senado para tratarmos de que forma o texto será consolidado e em que momento será enviado ao Congresso Nacional”, completou.

Mais cedo, o Broadcast antecipou uma minuta de PEC da reforma da Previdência que prevê, entre outros pontos, a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem. Também está previsto que a aposentadoria integral só será concedida após 40 anos de contribuição.

De acordo com fontes, o texto é uma versão preliminar e ainda é possível haver mudanças.

Voltar ao topo