Mariano Macedo vai assumir o Tecpar

O economista Mariano de Matos Macedo é o novo presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar. Ele é o nono presidente na história de 62 anos do instituto – empresa ligada à Secretaria da Ciência e Tecnologia – e assumirá o cargo em solenidade marcada para as 15h30 desta segunda-feira, no auditório do Tecpar, na sede da Cidade Industrial de Curitiba. Macedo receberá o cargo do engenheiro-mecânico Mauro Nagashima, que presidiu a empresa durante todo o ano de 2002.

O novo presidente do Tecpar já trabalhou no governo anterior de Roberto Requião como diretor-presidente do Ipardes, onde entrou como pesquisador, em 1980, exercendo a presidência entre 1991 e 1994. Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná, foi também diretor de políticas sociais do IPEA, consultor do Ministério da Integração Social e vinha exercendo a gerência do Núcleo de Produtividade Sistêmica do IBQP-PR – desde fevereiro de 2000.

Além do presidente, os outros três cargos da diretoria do instituto serão também preenchidos nesta segunda-feira. O diretor-técnico será José Domingos Fontana, professor titular-visitante da pós-graduação em ciências farmacêuticas da UFPr. Os outros dois diretores são funcionários de carreira com mais de 20 anos no Tecpar. Ocupará a Diretoria de Produção o farmacêutico-bioquímico Renato Rau, que vinha sendo o responsável pela área de desenvolvimento de imunobiológicos e gerente do Departamento de Vacinas. Na Diretoria Administrativa será empossado o médico-veterinário e administrador Julio Salomão, que já foi Diretor de Produção do Tecpar na gestão do presidente Lauro Alcântara (governo Requião) e que ultimamente vinha respondendo pela assessoria técnica à presidência.

Pesquisa

Criado em 1940, como Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas, e certificado com o ISO 9001 desde 1996 (foi o primeiro órgão público brasileiro a receber o certificado do Sistema de Gestão da Qualidade), com sede em Curitiba, CIC e Juvevê, e extensões em Maringá, Jacarezinho e Araucária, o instituto disponibiliza modernos mecanismos de gestão competitiva a seus clientes. São serviços na área de certificação, educação e informação tecnológica, assessorias e consultorias técnicas, produção de imunobiológicos e uma estrutura completa de laboratórios preparados para executar mais de 2.000 análises e ensaios diferentes

O Tecpar presta, de forma direta, inúmeros serviços a órgãos públicos e privados e, de forma indireta, a consumidores de boa parte dos produtos industriais existentes no mercado.

As atividades do Tecpar estão pautadas na parceria com empresas e instituições congêneres para o desenvolvimento de iniciativas cooperadas no Brasil e no exterior, visando colocar tecnologia e serviços à disposição da comunidade. O instituto busca o potencial disponível no País e no exterior como referência à orientação de ações de apoio à comunidade e como mecanismo de integração com outros países.

Voltar ao topo