Marca identifica turismo e exportações

São Paulo (AE) – Ministérios do Turismo e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apresentaram ontem aos empresários paulistas, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a ?Marca Brasil?. O símbolo Marca Brasil, criado pelo Ministério do Turismo para identificar o País nas ações de promoção ao turismo, será também utilizado no comércio exterior de bens e serviços.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Luiz Fernando Furlan, disse que a marca estará presente nos estandes brasileiros em feiras no Exterior e que o MDIC vai incentivar a aplicação do logo nas embalagens e nos próprios produtos exportados. Desde que assumiu o ministério, em 2003, Furlan vem reiterando a necessidade do desenvolvimento da Marca Brasil para identificar os produtos brasileiros no exterior.

As regras para a utilização da marca no setor privado ainda não foram definidas. Na apresentação do símbolo, na Fiesp, ficou acertada a criação de um comitê formado pelos dois ministérios, por empresários e pelo Inmetro (que faz a certificação dos produtos) para discutir a regulamentação do uso da marca. É possível que o setor privado tenha de pagar pelo uso do logo.

O MDIC decidiu utilizar o símbolo há cerca de uma semana, quando a Embratur apresentou a Marca Brasil aos outros ministérios. O símbolo, uma aquarela estilizada baseada em desenho do falecido paisagista Burle Marx, foi idealizado para transmitir a imagem do Brasil e não deste governo. 

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