O ministro da Fazenda, Guido Mantega, receberá amanhã pela primeira vez na sede do Ministério o economista Joaquim Levy, que o substituirá no cargo no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Será o primeiro encontro oficial dos dois depois do anúncio da nova equipe econômica, na semana passada.

continua após a publicidade

Levy já tem mantido reuniões com técnicos do governo na coleta de dados do governo nessa fase de transição. Segundo apurou o Broadcast, serviço de notícia em tempo real da Agência Estado, o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Paulo Caffarelli, é o interlocutor do governo com Levy e com o futuro ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. Está cuidando pessoalmente dos pedidos dos dois futuros ministros.

Levy esteve no Ministério da Fazenda na tarde da última segunda-feira, quando Mantega despachava em São Paulo. Além dessa visita, ele tem mantido diálogos reservados com técnicos de escalões mais elevados para a definição dos nomes para os postos chaves da sua equipe de trabalho. Os nomes dos principais cargos, como o do substituto do secretário do Tesouro, Arno Augustin, só deverão ser divulgados depois da definição da nomeação oficial da nova equipe.

continua após a publicidade

“Se já está difícil administrar as coisas com duas equipes de ministros (a atual e a de transição), imagina se a equipe estivesse completa”, disse uma fonte do governo.

Joaquim Levy e Mantega tiveram divergências públicas no passado. Mantega não expressa publicamente, mas considera que Levy, Barbosa e Alexandre Tombini, no Banco Central, executarão o plano que já estava traçado – um rearranjo das políticas fiscal e monetária com o desmonte da política de subsídios.

continua após a publicidade