Mantega: não há intenção de prorrogar redução de IPI

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo não tem intenção de estender a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis novos. “(A prorrogação) termina este mês. E se você está pensando em comprar um automóvel, aproveite a oportunidade, que os preços ainda estarão reduzidos”, comentou, com bom humor, para jornalistas ao final do Fórum Globonews.

O ministro lembrou que a redução do IPI não ocorreu só para automóveis, mas também para produtos da linha branca (geladeiras, fogões, lavadoras) e material de construção. Outros produtos tiveram redução permanente no imposto, entre eles, material de construção. “À medida em que a economia demonstra que está caminhando com suas próprias pernas, então poderemos tirar esses estímulos”, disse.

O ministro ressaltou que a indústria automobilística retomou os patamares de produção registrados no ano passado. Contudo, disse que a fabricação de caminhões e tratores ainda está abaixo do registrado em igual período do ano passado. No caso da produção de ônibus, as indústrias estão retornando a patamares registrados há 12 meses com força. “Os setores (produtivos) que não estão voltando poderão ter algum estímulo adicional”, afirmou. “Nós vamos avaliar (esses fatos) no final do mês.”

Voltar ao topo