Mantega diz que Brasil está preparado para enfrentar crise

Apesar de ter avaliado esta segunda-feira como um dia de "quase pânico" no mercado financeiro global, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na tarde desta segunda-feira (21) que a economia brasileira nunca esteve tão preparada para enfrentar uma crise internacional. Segundo ele, a economia está sólida e, por enquanto, no Brasil, não há necessidade de o governo tomar alguma medida.

"É como se nos últimos quatro, cinco anos nós estivéssemos nos preparando para enfrentar alguma turbulência externa de modo que esta turbulência possa não nos atingir ou nos atinja com pouco resultado", disse a jornalistas, na portaria do Ministério da Fazenda, em Brasília.

Com um discurso otimista, Mantega afirmou que a economia brasileira continua dando sinais de vitalidade, com o investimento crescendo e a demanda aquecida, mesmo sendo o mês de janeiro sazonalmente mais fraco. "É possível que o Brasil consiga passar por esta crise sem maiores conseqüências.

Frustração com EUA

O ministro afirmou que os mercados estão nervosos, respondendo a uma frustração ao pacote de ajuda do governo norte-americano, que contagiou o mundo todo. Segundo ele, pode haver uma repercussão no Brasil com a queda dos preços das matérias-primas o que poderá ter impacto na balança comercial. "Se houver alguma retração internacional, o que não está confirmada, caso isso ocorra, poderemos ter uma queda nos preços das commodities brasileiras e, portanto, uma queda no nosso saldo da balança comercial.

Ele afirmou, no entanto, que na avaliação do governo o saldo da balança comercial continuará bastante positivo. Não é possível, segundo ele, tomar um dia com o todo, porque não é representativo. "Hoje é um dia de quase pânico, eu diria, porque as bolsas caíram muito no mundo todo e isso traz um contágio: uma cai e faz cair a outra, mas isso não quer dizer que amanhã será assim ou depois de amanhã.

O ministro disse que as autoridades americanas deverão tomar medidas no sentido de acalmar os mercados para tentar reverter este quadro. Ele destacou ainda que o País tem uma solidez econômica que está sendo confirmada freqüentemente. Ele citou matéria recente da revista britânica The Economist que afirma que o Brasil está sólido e preparado para enfrentar uma turbulência internacional. Mantega não respondeu uma pergunta sobre o saldo da balança comercial de apenas US$ 1 milhão na semana passada.

Voltar ao topo