Mantega acredita que PIB deve subir entre 5% e 5,5%

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira (10) que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2008 indica que a economia brasileira deve fechar este ano com um crescimento entre 5% e 5,5%. Portanto, maior do que a previsão inicial do governo, que era em torno de 5%. “O resultado do PIB no segundo trimestre está um pouco mais forte, talvez tenhamos um crescimento em 2008 parecido com o do ano passado, que foi de 5,4%”, afirmou.

O ministro acrescentou que a qualidade do crescimento do PIB é constatada pelo aumento dos investimentos, que tiveram um acréscimo maior no segundo trimestre do que o registrado no primeiro trimestre. “Esse crescimento sólido da economia vem sendo puxado por investimentos. Isso significa que a demanda está crescendo, mas que também está tendo aumento de oferta”, explicou. “A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, que se refere aos investimentos) cresceu quase três vezes mais do que a expansão do PIB. Isso é um bom indicador.

Mantega avaliou também que o crescimento econômico tem uma qualidade melhor do que em outros períodos porque vem acompanhado da desaceleração da inflação. Ele lembrou que a pesquisa Focus realizada pelo Banco Central junto ao mercado, divulgada na última segunda-feira (dia 8), já reduziu a previsão para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para este ano, de 6,56% para 6,27%. “Portanto, abaixo do limite da expansão da meta de inflação”, afirmou. A banda superior da meta de inflação é de 6,5%.