Mantega acredita que economia terminará o ano com crescimento acima de 5%

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, comentou, por meio de nota, que ?é possível esperar crescimento acima de 5% neste ano? na economia brasileira. O comentário tem como base o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados do IBGE mostram que o crescimento econômico foi de 5,7% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Segundo a nota, o ministro espera também a manutenção do crescimento em pelo menos 5% nos próximos anos, conforme consta do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

?O crescimento do PIB no terceiro trimestre reflete o bom momento da economia brasileira, revelando o grande potencial produtivo de nossas empresas e trabalhadores, bem como os acertos da política econômica adotada nos últimos anos?, afirmou a nota.

No texto, o ministro destacou o aumento do investimento para garantir a sustentação do nível atual de crescimento com estabilidade da inflação. Na avaliação de Mantega, o aumento do consumo das famílias confirma a criação de um mercado de massa no Brasil.

O desempenho do investimento e do consumo das famílias, segundo Mantega, é resultado da política do governo nos últimos anos. ?Ambos os resultados são influenciados por decisões de política econômica, como, por exemplo, as desonerações tributárias do investimento e as políticas de transferência de renda e o aumento do salário mínimo?, afirmou o ministro.

Segundo o IBGE, o consumo das famílias cresceu 6% em relação ao terceiro trimestre de 2006, impulsionado pelo aumento de 4,3% da massa salarial real. Esse é o 16º trimestre consecutivo de aumento no indicador, que atingiu o maior nível dos últimos dez anos. A taxa de investimentos da economia subiu para 18,3%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.