Malha fina retém 361,5 mil declarações de Imposto de Renda

A malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano reteve 361.451 declarações de rendimentos de contribuintes. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (19) pela Receita Federal e indicam uma redução de 118.261 no número de declarações retidas na comparação com o ano passado.

O principal motivo para as declarações serem retidas foi a omissão de rendimentos. Declarações com omissão de rendimentos lideraram as retenções, com 44,07% do total. Em seguida, vieram as divergências dos dados do imposto de renda retido na fonte, com 30,78% do total.

Em nota à imprensa, o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, enfatiza a importância da consulta feita pelos contribuintes ao extrato de processamento de sua declaração na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br).

O último lote de restituição do IR 2008 (ano-base 2007) foi pago no dia 15 de dezembro. A partir de agora, quem não teve a declaração processada até esse lote, está na malha fina da Receita.

Voltar ao topo