Mais tempo na fila da Receita Federal

As férias dos servidores agora em janeiro fazem com que o tempo de espera dos contribuintes para atendimento aumente na unidade da capital da Receita Federal. São, em média, 30% a menos de funcionários neste mês. Mesmo com uma menor procura, o tempo de espera pode ultrapassar três horas na fila.

Foi a situação vivenciada ontem pelo contribuinte Benhur Venâncio. ?Estou há quase três horas esperando para fazer apenas uma pesquisa, que não leva mais que cinco minutos?, contou.

De acordo com o superintendente Vergilio Concetta, não é possível deslocar funcionários de outras áreas para cobrir o serviço. ?Há problemas em todas as áreas por causa das férias dos servidores, e não há tempo hábil para preparar outra pessoa para fazer o mesmo serviço, pois é um trabalho especializado?, explicou o superintendente.

Ainda segundo Concetta, o tempo médio de espera tem sido de 50 minutos e a situação deve melhorar após o Carnaval, quando praticamente todos os servidores retornam das férias.

A dica é procurar o serviço durante a tarde, de preferência após as 16h, quando o fluxo de contribuintes é menor, ou agendar o atendimento via internet, no endereço www.receita.fazenda.gov.br, no banner Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.

Restituição

A Receita Federal libera hoje a consulta ao primeiro lote residual do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), referente ao exercício de 2007, ano-calendário de 2006. Para saber se foi incluído, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet ou ligar para 0300-7890300.

O montante a restituir encontra-se acrescido de 8,31%, correspondente à variação da taxa Selic no mês de maio a dezembro de 2007 e de mais 1% referente ao mês de janeiro de 2008. A Receita ressalta que o valor não terá mais acréscimo, independentemente da data em que o contribuinte fizer o saque.

O contribuinte com direito à restituição que não solicitou crédito em conta poderá fazê-lo a partir do dia 15 de janeiro de 2008. Os valores estarão disponíveis no Banco do Brasil. O contato pode ser feito pessoalmente em qualquer agência do banco ou pelos telefones 4004-0001 (nas capitais) ou 0800-729-0001 (nas demais localidades) para agendar o crédito, em qualquer banco. 

Voltar ao topo