Mais de 700 mil já receberam abono salarial no Estado

Desde a quarta-feira (21), trabalhadores nascidos no mês de junho já podem sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) referente ao ano de 2006. No Paraná, 732.770 trabalhadores já receberam o abono de R$ 380,00. Ao todo, já foram pagos mais de R$ 272 milhões. No Paraná, 955.034 trabalhadores têm direito ao recebimento do benefício.

Segundo o delegado do Trabalho da Delegacia Regional do Trabalho no Paraná (DRT/PR), João Graça, do Sul do País, os trabalhadores do Paraná foram os que mais sacaram o benefício. ?Em nível nacional, o Estado ficou apenas atrás de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro?, acrescenta Graça. O calendário teve início em julho deste ano e terminará em junho de 2008. O trabalhador que tem direito ao PIS pode fazer o saque na Caixa Econômica Federal.

O abono salarial é o pagamento de um salário mínimo anual ao trabalhador ou servidor que esteja cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos (até 2002). ?Para receber o benefício, o trabalhador deve comprovar que trabalhou com carteira assinada ou tenha sido nomeado em cargo público durante pelo menos 30 dias no ano-base (2006) por empregadores contribuintes do PIS/PASEP (empregadores cadastrados no CNPJ) e que tenha recebido, em média, até 2 (dois) salários mínimos de remuneração mensal durante o período trabalhado?, informa o delegado do Trabalho.

Como os beneficiários do abono são identificados pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais), declarada anualmente pela empresas, é importante que todas as informações referentes ao funcionário estejam corretas. ?Erros encontrados na Rais podem prejudicar os trabalhadores na hora de receber o Abono Salarial – PIS/Pasep?, afirma. Os problemas mais comuns, segundo funcionário da Seção de Emprego e Salário da DRT/PR, Vitor Wasilewski, são valores de salários errados, PIS que corresponde ao de outra pessoa e até mesmo a não entrega da Rais. ?Para evitar esse tipo de problema, as empresas devem verificar os dados do empregado com antecedência para que haja tempo de certificá-los?, orienta Wasilewski.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.