Mais de 30% trabalham para complementar aposentadoria

O trabalho ainda é uma importante fonte de renda para o homem da terceira idade. Os técnicos do IBGE investigaram a origem dos rendimentos dos chefes de família idosos e descobriram que, para homens e mulheres, a aposentadoria é a fonte principal.  

No entanto, na população idosa masculina, 36% do total de rendimentos vêm do trabalho. Já entre as idosas, esse porcentual é de apenas 10%. Para os homens, o trabalho é a segunda principal fonte de renda, enquanto para as mulheres são as pensões.

?Os aposentados continuam no mercado de trabalho para complementar a renda. Isso pode até restringir um pouco o mercado para as pessoas mais jovens. Já as mulheres contam com o componente da pensão, pois muitas delas são viúvas?, diz a pesquisadora do IBGE Bárbara Soares, responsável pela análise dos dados de rendimento.

As aposentadorias formam 54% do total de renda dos homens da terceira idade chefes de família, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). ?A universalização dos benefícios da seguridade social na década passada foi um dos fatores primordiais para explicar a evolução positiva dos rendimentos no período. Dessa forma, uma boa parcela das famílias com idosos nessas condições passou a contar com um importante componente de sustentação de suas rendas?, diz o estudo do IBGE.

A Pnad indica que 31,5% do total de idosos do País trabalham. São 4,5 milhões de pessoas, sendo que 3 milhões são também aposentados ou pensionistas. Ou seja, buscam um trabalho para melhorar a renda. No início da década, o percentual era ainda maior, de 35,3% de idosos que trabalhavam.

Voltar ao topo