Mais cidades recebem voos internacionais

O presidente da Embratur, Mario Moysés, afirmou hoje que já há uma disputa por assentos entre passageiros estrangeiros que vêm ao País e brasileiros que viajam ao exterior. Ele disse que essa disputa tem impactos sobre os preços dos bilhetes, mas não prejudica o crescimento do número de turistas internacionais que chegam ao Brasil.

“Tem crescido o número de voos e de cidades que recebem voos internacionais”, disse. Moysés afirmou que o lançamento de voos diretos para capitais fora do eixo Rio-São Paulo melhora a competitividade do País. “Passar por são Paulo significa um aumento de horas (de voo para um turista estrangeiro) que reduz nossa competitividade”, declarou.

Ele afirmou que o forte crescimento do número de turistas brasileiros que viajam para o exterior tem um lado positivo. Segundo ele, esse aumento faz com que as companhias aéreas ofereçam mais voos entre o Brasil e outros países, estimulando também a vinda de turistas estrangeiros para cá.

Moysés disse também que o Brasil precisa enfrentar o desafio da falta de mão de obra qualificada na área de turismo. Ele destacou a importância de o País ter profissionais fluentes em línguas estrangeiras para facilitar a vida dos turistas que visitam o Brasil. Ele citou os caixas eletrônicos, que não oferecem a opção de escolher outros idiomas, e cobrou ações dos bancos nesse sentido.