Maio foi o melhor mês em vendas e produção de autos

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, confirmou nesta quarta-feira (6) que o setor registrou, em maio e no acumulado dos primeiros cinco meses do ano, seu melhor desempenho na história em termos de vendas e produção. Segundo o executivo, o bom momento dessa indústria deve-se ao aumento do volume de crédito e ao alongamento dos prazos de financiamento. "Uma prestação menor torna o veículo mais acessível e incentiva o consumidor", avaliou.

De acordo com dados da Anfavea, o volume de crédito disponível para o segmento cresceu 24% até março de 2007 (último dado disponível) frente a igual período do ano passado, para R$ 67 bilhões. O presidente da entidade destaca que 49% das operações de financiamento eram com prazos acima de 36 meses ante 34% registradas no mesmo intervalo de 2006. Schneider destaca ainda que a inadimplência do setor é baixa, em torno de 3,3% na comparação com a média de 7,3% de todos os bens de consumo.

Máquinas agrícolas

A Anfavea também divulgou que as vendas internas no atacado de máquinas agrícolas somaram 3,2 mil unidades em maio, o que representa uma alta de 8,4% em relação ao mês anterior e um aumento de 40,5% na comparação com igual mês de 2006. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2007, foram vendidas 13,3 mil unidades, volume 31,3% maior do que em igual período do ano passado.

Conforme dados da entidade, a exportação de máquinas agrícolas totalizaram 2.262 unidades em maio, com crescimento de 5,4% sobre abril. Na comparação com o mesmo mês de 2006, houve crescimento de 21,8%. No acumulado de janeiro a maio, foram vendidas ao mercado externo 9.271 unidades, resultado 0,2% menor do que o exportado no mesmo intervalo de 2006.

Voltar ao topo