Brasil e China retomarão este ano as reuniões da subcomissão de inspeção e quarentena agropecuária dos dois países, o que não ocorre há mais dois anos, informou nesta quarta-feira, 16, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Segundo ele, a decisão foi tomada em encontro na Administração Geral de Aduana da China, órgão que aprova as condições sanitárias e fitossanitária para o comércio de produtos agropecuários.

continua após a publicidade

“Esse é o começo de um novo tempo para nossas relações comerciais”, informou Maggi, que está em Xangai (China), em mensagem.

continua após a publicidade

De acordo com ele, os pontos discutidos na reunião serão sobre as exportações de miúdos de suínos e bovinos, de carnes com osso, e de carnes termicamente processadas. “Isso só está sendo possível porque estamos recebendo o certificado de país livre de febre aftosa (com vacinação) pela OIE (Organização Internacional de Saúde Animal)”, informou o ministro, que receberá o certificado este mês, em Paris (França).

continua após a publicidade

De acordo com Maggi, na agenda de negociações sanitárias com a China também estão incluídas exportações de frutas, arroz, lácteos, ração animal, ovos férteis e pescados. “Assim vamos avançando na diversificação da nossa pauta de exportação”, concluiu.