Lula vai decidir sobre compra da Nossa Caixa pelo BB

Depois de acertar os detalhes finais da compra da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil com o governador José Serra (PSDB), o ministro Guido Mantega, da Fazenda, explicou ao governador que quem vai bater o martelo da compra, pelo lado do governo federal, não é a direção do Banco do Brasil, mas o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mantega ficou de buscar essa autorização com Lula entre ontem e hoje. Na última rodada de negociações, anteontem, em Brasília, Serra esteve acompanhado por seu secretário de Fazenda, Mauro Ricardo Costa, que é o negociador pelo lado paulista.

Serra também explicou a Mantega que a venda da Nossa Caixa precisa ser autorizada pela Assembléia Legislativa de São Paulo. O governador disse que já tem praticamente redigido o projeto, que será enviado à Assembléia com caráter de urgência tão logo Mantega comunique a aprovação de Lula para os termos do negócio. Serra e Mantega também discutiram a tramitação desse projeto na Assembléia e os dois concordaram em que não deverá haver problemas para aprová-lo, já que é de alto interesse tanto da base aliada do governo paulista na Assembléia quanto do governo federal. Mantega tranqüilizou Serra e garantiu que o governo Lula poderia ajudar a contornar uma eventual reação da bancada do PT.

Fontes próximas às negociações entre Banco do Brasil e o governo de São Paulo afirmaram que a venda pode ser concluída entre hoje e a próxima segunda-feira, mas ainda dependerá do aval do Legislativo paulista. A negociação tem girado entre R$ 5,5 bilhões e R$ 6,5 bilhões, apesar de Mantega e Serra terem negado que o valor da operação já esteja fechado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.