O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que espera “pôr em prática uma forte cooperação com a Argentina no campo da TV digital”. Segundo ele, “a adoção de um sistema comum de TV digital cria condições para estabelecer um polo tecnológico regional, divulgando e desenvolvendo tecnologia própria e se adaptando às nossas necessidades”.

As afirmações do presidente Lula foram feitas logo após a assinatura do acordo pelo qual a Argentina adota o sistema de TV digital nipo-brasileiro, durante solenidade na cidade argentina de San Carlos de Bariloche.

“No Brasil, já vimos os benefícios desse sistema. Ele está viabilizando nosso projeto de TV pública, que oferecerá, muitas vezes, o que não encontramos na TV aberta”, afirmou Lula. “Ao mesmo tempo, representa uma poderosa ferramenta do governo e de serviço social para toda a região e o País.”

O presidente disse que esse acordo “representa uma etapa decisiva na construção de uma moderna infraestrutura de comunicações para a integração do continente”.