Lula sugere que equipe econômica vá para dentro de uma fábrica

O candidato do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sugeriu que a equipe econômica do governo Fernando Henrique Cardoso seja levada para dentro de uma fábrica para perceber que há outro jeito de o Brasil crescer sem ficar pensando em recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Em entrevista concedida à Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, Lula disse que acha ?lamentável? que o governo admita pedir ajuda ao FMI se a turbulência financeira permanecer por mais algumas semanas.

Questionado sobre o que faria para atacar a crise neste momento, Lula lembrou que vem criticando a condução da política econômica há muito tempo e acusou o governo de estar colocando os brasileiros ?numa encalacrada?. Para Lula, nas condições atuais, o governo poderia ter mandado uma minirreforma tributária para o Congresso para desonerar a produção e as exportações.

O candidato voltou a citar a expressão ?exportar ou morrer?, do presidente Fernando Henrique Cardoso, para reclamar do que seria uma incoerência do governo, o aumento das taxas de crédito do BNDES para operações de vendas ao exterior de 9,5% para 10%. Mesmo que demonstre confiança na vitória nas eleições, Lula quer ter diante de si um leque amplo de possíveis alianças, caso se classifique para o segundo turno. ?Nós vamos trabalhar com carinho para não brigar com (José) Serra, (Anthony) Garotinho e Ciro (Gomes), falando bem de nós em vez de falar dos outros?, reiterou, após lembrar que, em tese, o PPS seria um parceiro natural, como nas eleições anteriores. ?Mas na prática nós não sabemos como o Ciro vai se comportar se ele não for para o segundo turno?, disse.

Lula disse ainda desconhecer uma mensagem que Fernando Henrique Cardoso teria enviado a ele, por um emissário petista, na qual o presidente teria prometido apoio ao PT no segundo turno se Serra não estar mais na disputa. ?Esse emissário não conversou comigo ainda, mas quem sabe ele esteja por conversar?, brincou.

 

Voltar ao topo