Lula quer os países do Mercosul unidos contra a crise

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje (7) a união entre os países do Mercosul para superar a crise financeira mundial. Segundo o presidente, o país precisa sair dessa crise o menos vulnerável possível. “E isso vai depender de nos ajudarmos mutuamente, de aumentarmos nossa produção, nossa relação comercial, vender e comprar mais entre nós”, disse.

Em seguida, lembrou que Brasil e Argentina iniciaram comércio bilateral com suas moedas próprias, sem o uso do dólar, e afirmou que isso “é algo que precisa acontecer em todo o Mercosul. Não temos que ter dólares no nosso mercado, temos que ter nossas moedas, e isso vai favorecer de forma extraordinária as micro e pequenas empresas que querem vender e comprar.”

Lula disse também que é preciso identificar as oportunidades de comércio entre os países que compõem o bloco econômico. “A relação está longe de ter atingido o seu potencial, e é isso que essa crise vai exigir de nós”, afirmou.

O presidente fez as declarações em discurso durante a Rodada de Integração de Governadores e Prefeitos do Foro Consultivo do Municípios, Estados, Províncias e Departamentos do Mercosul: Eixo Sul. A reunião ocorre em Foz do Iguaçu, no Paraná. No encontro, prefeitos e governadores de países do Mercosul discutem temas como a integração produtiva e agrícola do bloco.