Lula pede abertura de linhas de crédito a Bush

Washington – O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pediu ao presidente norte-americano, George W. Bush, a abertura de linhas de crédito para o País, durante encontro de ontem, em Washington. Lula e Bush estiveram reunidos por mais de uma hora no Salão Oval da Casa Branca, ambos acompanhados de assessores.

“Eu disse a ele (Bush) que temos problemas financeiros no Brasil e que os Estados Unidos podem contribuir com a manutenção e a abertura de linhas de crédito para o nosso País”, afirmou Lula após o encontro. Segundo o presidente eleito brasileiro, Bush se mostrou solidário à política petista de priorizar o combate à fome no futuro governo.

O petista declarou também “estar convencido de que as relações do Brasil com o resto do mundo têm que ser mais ousadas. Não só do ponto de vista comercial mas também cultural e político.”

Acompanharam Lula na reunião o seu porta-voz André Singer, o senador eleito Aloizio Mercadante (PT-SP), o coordenador da equipe de transição Antônio Palocci, a prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT), além do embaixador do Brasil nos Estados Unidos Rubens Barbosa. Ao lado do presidente americano estavam o secretário de Estado Collin Powell, a assessora para Assuntos de Segurança Nacional Condoleezza Rice, o subsecretário para Assuntos Internacionais do Departamento do Tesouro John Taylor, o representante-adjunto dos Estados Unidos para o Comércio da Europa Hemisfério Ocidental e Organização Mundial do Comércio (OMC) Peter Allgeier, da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil Donna Hrinak, e do assessor especial e diretor sênior para a América Latina John Maisto.

Agenda comum

Lula afirmou que o encontro foi acima da expectativa. “Bush não só foi cordial com minha delegação como propôs uma agenda comum para os dois países. Já a partir de janeiro poderemos fazer uma reunião de cúpula Brasil-Estados Unidos, para discutir os problemas que nos interessam. Os dois países são muito importantes e é preciso fazer as coisas corretas para mantermos um bom relacionamento. Eu disse a Bush que o Brasil quer não só aprofundar as relações com os Estados Unidos, mas também com a América do Sul.”

O porta-voz do governo dos Estados Unidos, Ari Fleischer, acentuou a disposição do governo norte-americano em manter boas relações com o novo governo brasileiro. “O Brasil é um bom vizinho. O povo escolheu o presidente e Bush quer dar apoio à escolha feita pelo povo brasileiro”, afirmou Fleischer.

Depois do encontro com Bush, Lula participou de um almoço do National Press Club oferecido em sua homenagem e encontra-se com os dirigentes sindicais do American Federation of Labor -Congresso of Industrial Organizations (AFL-CIO). Mais tarde, Lula se encontrou com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias. Ainda ontem, ele se reuniu com representantes do Congresso Nacional dos EUA e com o representante comercial dos Estados Unidos, Robert Zoellick. Em seguida, participou de jantar na residência do embaixador Rubens Fonseca. Hoje, Lula embarca para o México. O coordenador da transição, Antônio Palocci, e o senador eleito Aloizio Mercadante (PT-SP) permanecerão nos EUA para reuniões com dirigentes do Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano, e investidores em Washington e Nova York.

Voltar ao topo